Monday, October 29, 2007

Poesia VS. Ciência

Por vezes pergunto-me se a ciência no conduz a algum sítio, se quem vive da ciência tem a sensibilidade de sentir como aqueles que dela nada percebem, que têm crenças e fé. Contudo ao navegar pelo mundo dos poetas eis que surge um grande cientista e ao mesmo tempo em poeta por excelência. Não poderia deixar de transcrever um dos poemas mais bonitos de António Gedeão.

LÁGRIMA PRETA
"Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio."
By António Gedeão

2 Comments:

Blogger Allex said...

This comment has been removed by the author.

6:39 PM  
Blogger Allex said...

Oi,

Vim ter ao teu blog, por outro blog, ao qual fui ter por outro blog, etc, etc..
Mas pelo que percebi, passaste um ano em Leuven.
Eu vou para la em Março, nao sei quanto tempo sera, mas nao tenho regresso marcado.
Nao sei se vou gostar se nao, espero que me digas que gostaste de la estar!! :p

6:47 PM  

Post a Comment

<< Home